70° ENAGECEF – Encontro Nacional dos Gestores reúne lideranças da Caixa e encaminha propostas para direção do banco.

A 70° edição do ENAGECEF foi realizada neste fim de semana, 6 e 7 de outubro, no Novotel Jaraguá, em São Paulo. Com o slogan “Gestão de Pessoas não é Conceito, é Principio e Atitude”, o evento contou com a presença da presidenta da Caixa, Rita Serrano, além de importantes representantes de entidades dos empregos da Caixa. Mais de 80 propostas foram discutidas sobre Saúde CAIXA, FUNCEF, gestão de pessoas, movimento de comunicação entre outros temas. A delegação da AGECEF/RS contou a participação de 14 integrantes.

 

 

Rita Serrano

A presidenta Rita Serrano apresentou os números do banco público e conversou com os participantes sobre os processos e governança da Caixa. A gestora destacou que há medidas implementadas para o combate ao assédio moral e sexual dentro da Caixa, fazendo controle e fortalecendo da Corregedoria e do canal de denúncias do banco. Para ela, não basta a repressão, é preciso trabalhar a educação e a cultura. A presidenta contou ainda que foi recriada a Comissão de Diversidade e retomadas as atividades da Universidade Caixa, com o debate de diversos temas.

Rita destacou também a recriação da área de Gestão de Pessoas, que tem à frente o vice-presidência, Sergio Mendonça. O economista atuou no Dieese, na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Secretaria de Relações do Trabalho no Serviço Público da pasta.

De acordo com a gestora, há novidades para o Bônus, que os empregados receberão em 2024. Novos critérios, mais abrangentes, para incorporar mais empregados serão divulgados no dia 16 de outubro.

Investimentos nos esportes paraolímpicos, atendimentos do programa Desenrola – a Caixa é a maior negociadora de dívidas, projetos como Itaipu, PPPs, Porto Maravilha, Petrobrás, benefícios sociais, loterias instantâneas, Fundo de Garantia e tantos projetos retomados e renegociados, recolocaram a Caixa no lugar de destaque que ela merece, pela sua importância como banco 100% Público para o desenvolvimento do país. “Crescemos em todas as carteiras de crédito e em nove meses a Caixa voltou a ser protagonista do desenvolvimento do país – vinculado a um projeto de Estado”, finaliza a presidente da Caixa, Rita Serrano.

Além da presidenta da CAIXA, o evento também registrou a participação dos vice-presidentes do banco público, Sérgio Mendonça (Pessoas) e Adriana Salgueiro (Tecnologia e Digital), Ricardo Pontes, diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF, e o doutor Albucacis Pereira, assessor de saúde da FENAE.

 

Antônio Messias

Durante o ENAGECEF, houve a apresentação de painel institucional FENAG com o assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e assessor da FENAG, Neuriberg Dias, e o representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Antônio Messias. Ambos destacaram a importância de os empregados da Caixa estarem engajados em debates políticos que impactam a empresa e seus empregos. “É bom que os empregados da Caixa acompanhem os projetos que tramitam no Congresso que dizem respeito a nossa empresa. É importante entendermos de política para nossa atuação e para fazermos a diferença em nossos ambientes de trabalho, compreendendo a necessidade do povo brasileiro e de todos nós enquanto classe trabalhadora”, disse Antônio Messias Bastos

O presidente da FENAG, Marconi Apoio, informou durante o evento que a Federação fará um trabalho junto aos parlamentares em defesa da Caixa 100 % Pública e que as lideranças do movimento dos gestores serão fundamentais neste momento.

Solidariedade


O 70º ENAGECEF também foi palco para momentos de solidariedade e gestos de humanidade, com a iniciativa da FENAG ao firmar parceria com ONG Moradia e Cidadania.  O presidente da FENAG, Marconi Apolo e o presidente da Moradia e Cidadania, Laurêncio Körbes assinaram Termo de Intenção. O objetivo é unir forças para que projetos apoiados pela Moradia e Cidadania também recebam auxílio das AGECEFs, em todo país. “Estamos conversando sobre este Termo há alguns meses e hoje, diante de representantes de todo país, é especial firmamos esta parceria”, afirma o presidente da FENAG, Marconi Apolo.

 

Propostas


No último dia, o Conselho Deliberativo da FENAG, composto pelos presidentes das AGECEFs de todo o país, deliberaram as propostas das bases com soluções às demandas, alinhadas e compiladas nos Encontros Regionais realizados em agosto. Logo após a discussão das mesas a respeito das propostas enviadas pelas bases, os presidentes das AGECEF’s deram continuidade ao debate, apresentando os pontos de defesa e argumentação para a deliberação das melhorias aos empregados e empregadas da CAIXA que serão encaminhadas à direção da empresa. Ao todo, foram discutidas 81 propostas. As propostas aprovadas serão apresentadas à direção da CAIXA.

 

Compartilhe