Palavra do Presidente

Caríssimos Associados,

          O ano de 2021 foi um ano diferente, onde aliamos apreensão e descobertas, temores e esperanças, emoções desencontradas, mas sempre permeadas do mais puro sentimento de solidariedade, de coesão e amor ao próximo. Estamos tentando, todos nós, fazer desse momento um crescimento, uma construção de objetivos e uma caminhada repleta de novos saberes e conhecimento. Todo dia procuramos em nós mesmos, na família, nos colegas e amigos, força e equilíbrio, serenidade e energia.

          A AGECEF/RS se manteve junto aos associados, em todas as questões que envolvem seus direitos, sua legitimidade, inclusive nas questões simples de logística e continuidade. Mantivemos toda a estrutura em amplo funcionamento, na intenção de não permitir que o associado se sentisse desamparado ou não atendido em suas demandas. Nem sempre se consegue, mas ninguém disse que seria fácil, e sim que seria compensador.

       Nossos convênios continuaram em pleno funcionamento, expandimos a capacidade deles, na firme convicção de que sempre podemos melhorar, alcançamos outros e continuamos na busca de tudo que possa agregar valor ao gestor e aos associados em geral, tentando tornar sua trajetória um pouco menos desgastante. A AGECEF/RS luta pelos direitos da categoria todos os dias, administrativamente, e, quando essa alternativa se esgota, em outras esferas. Mas nossa luta sempre é pelo bem de todos; empregados, empresa e sociedade. Nossa participação em campanhas, ao longo do ano que passou, foi diversificada e abrangente, dentro dos princípios e valores da nossa Associação.

          Prioritariamente, temos que mencionar o engajamento e a dedicação dos nossos gestores, no pagamento do Auxílio Emergencial, em detrimento de suas vidas pessoais, de sua saúde física, mental e emocional. Mais uma vez, o corpo gerencial e suas equipes, consolidando sua participação junto à sociedade. Deixamos aqui nosso agradecimento e carinho a todos os colegas.

          A Campanha Cidadania em Ação – Unidos Contra a Fome – Grande parceria com a ONG Moradia e Cidadania, onde conseguimos e fizemos doações, motivamos os colegas a participarem e logramos êxito nessa iniciativa. Foi um sucesso em nível Nacional e Regional. A vida não pode parar e a fome não espera.

           Trabalhamos engajados contra o Assédio Moral. Fizemos uma grande pesquisa sobre Clima no Ambiente CAIXA, buscando entender melhor a relação de trabalho e o clima no ambiente Caixa, na intenção de obter subsídios para apoiar os gestores, sempre que esses entenderem que as práticas usadas sejam abusivas.

          No âmbito judicial, implementamos várias Ações Coletivas, preservando direitos, assegurando o cumprimento dos contratos trabalhistas e, de todas as formas, devolvendo aos associados, a certeza de que estamos aqui, merecendo a confiança que nos foi depositada.

         E fechamos com o Setembro Amarelo – uma linda campanha, tanto triste quanto verdadeira. Os depoimentos e histórias que nos foram repassados, nos mostraram que nossos colegas são pessoas fortes, guerreiras, e nem por isso, deixamos de precisar uns dos outros. Sempre. Cada vez mais. Do nosso olhar e atenção pode depender a vida de alguém que amamos.

O ano foi diferente realmente. Mas, não estamos indiferentes.

Boas Festas e contem sempre conosco!

Com toda consideração,

Alberto Frederico Haefliger
Presidente