O Saúde Caixa é um dos principais benefícios oferecidos aos empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal. Trata-se de um modelo de assistência baseado em solidariedade, sustentabilidade e pacto intergeracional, que precisa ser preservado e aprimorado.
O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa encerra em dezembro. Por isso, no Dia Nacional em Defesa do Saúde Caixa, a AGECEF/RS destaca as propostas apresentadas pela FENAG, que buscam fortalecer a gestão e garantir equilíbrio no custeio, maior qualidade no atendimento e segurança para o futuro dos beneficiários.
Entre os pontos em debate estão: retirada do teto de custeio de 6,5%, eliminação da cobrança extra sobre o 13º salário, recomposição da reserva técnica para restabelecimento do modelo 70/30, estímulo à entrada de jovens dependentes, criação de faixa etária até 30 anos e isonomia para empregados contratados após 2018 quanto à manutenção no plano após a aposentadoria.
São medidas que, em conjunto, reforçam a sustentabilidade financeira e a previsibilidade do plano, ao mesmo tempo em que preservam sua função social e garantem acesso à saúde de qualidade para todos os gestores e gestoras da Caixa.
Nesse momento, é fundamental que gestores estejam atentos ao debate e contribuam para que o Saúde Caixa siga sendo uma solução estratégica de proteção, qualidade de vida e segurança para o futuro.