Confira como foi a Posse

No dia 03 de julho passado, tomou posse a nova diretoria da AGECEF/RS –  Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu virtualmente, por videoconferência, para a qual os associados e colegas de entidades afins foram convidados e foi conduzida pelo Diretor eleito de Comunicação e Marketing, Sr. Flávio Müller.

A nova diretoria assume a gestão no período de 2020 a 2023, com o desafio de continuar ampliando a base de associados e a integração com a CAIXA.

Após feitos agradecimentos aos convidados, repassadas instruções para o decorrer da solenidade e ouvir um pouco do papel que a AGECEF/RS tem tido em seus anos de atividade, fez-se o registro da presença dos representantes das entidades parceiras da AGECEF/RS.

Saudaram-se a todos os colegas gestores e suas valorosas equipes, bem como todas as autoridades e entidades não relacionadas no protocolo.

Recebidos os cumprimentos e votos de pleno êxito de autoridades impedidas de comparecerem, tais como o Sr. GILBERTO ONOFRE DA LUZ – Superintendente Nacional de Varejo da Região Sul, e o Deputado Estadual ERNANI POLO, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que se encontrava adoentado.

 

Em seu pronunciamento, a colega, Sra. MARIA RITA SERRANO, Conselheira Eleita do Conselho de Administração da CAIXA, cumprimentou os presentes, fez um agradecimento especial a toda diretoria da AGECEF/RS que se despede, bem como deseja todas as vitórias possíveis a que ora assume, na pessoa tanto do presidente Alberto Haefliger, quanto de outros diretores já de seu conhecimento, quando de visitas suas ao Sul.

Em sua saudação, o Sr. RICARDO BIER TROGLIO, Superintendente Regional Porto Alegre, declarou o apoio das superintendências do Rio Grande do Sul na parceria com os gestores, que neste momento estão representando um papel muito importante para o país dentro das duas diretrizes, que são cuidar das pessoas e fazer o bem para o Brasil. Que os Gestores da Caixa têm uma grande missão, que estão cumprindo e entregando com louvor, atendendo mais de 60 milhões de pessoas no auxílio emergencial e no fundo de garantia. Também milhões de pessoas no Pagamento do Bem, e agora também no PIS. Que hoje no Brasil, a Caixa é a Instituição que realmente está fazendo a grande diferença para a população brasileira, no trabalho diário, atendendo nas filas e que indo até às agências, é percebido como a Caixa é importante e como as pessoas são gratas à Caixa e aos empregados da Caixa. De como a liderança do gestor é importante, na realização dos atendimentos, nos cuidados para minimizar as chances de contágios na pandemia, fazendo toda a parte do atendimento social mantendo a busca por resultados e a sustentabilidade da empresa.

Reconheceu o papel da AGECEF na busca para fortalecer os colegas gestores, em seu desenvolvimento também nesses momentos de crise. E declarou seus votos de sucesso à nova gestão do presidente Alberto e agradeceu a parceria do então ex-presidente Adonis.

 

O Sr. MAIRTON ANTONIO GARCIA NEVES – PRESIDENTE da FENAG – Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa, ressaltou a relevância da AGECEF/RS nos últimos tempos, tanto no crescente número de associados, quanto nos papéis de destaque em planejamentos e projetos. Destacou o GT da FUNCEF e, principalmente, a Ação Educacional Líder do Futuro, onde o presidente eleito, Alberto Haefliger, e a Diretora eleita de Eventos e Educação, sra. Elaine Ferronato, destacaram-se como expoentes nesse segmento, tendo inclusive levado esse treinamento para outras AGECEFs.

 

O Sr. ADONIS SANTOS DA SILVA, que nesta noite encerrou seu período na presidência da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul fez um pronunciamento emocionante e emocionado.

Agradeceu a todos a oportunidade que lhe foi dada nos 5 anos que representou a AGECEF/RS. Declarou que lhe foi necessário grande aprendizado para a execução das funções a ele concedidas e para que as cumprisse com isenção. Destacou a importância da paciência de todos com suas limitações e o quanto é grato pelos votos de confiança que o motivaram, pela esperança e a fé que o impulsionaram a buscar mudanças nas condições de trabalho dos associados. Diz o quanto é grato pelo apoio dos vários colegas que, mesmo de longe, acompanharam a trajetória na busca de respeito e reconhecimento da carreira gerencial, que foram sua motivação para permanecer em pé apesar das lutas, dificuldades e frustrações vividas ao longo desses 5 anos em conjunto com a diretoria da Associação e com a FENAG. Mais uma vez agradeceu ao sr. Mairton, presidente da FENAG, e a toda a diretoria da FENAG pela parceria sempre encontrada.

Agradeceu por todas as conquistas, principalmente a do marco de 1.000 associados no quadro, meta que foi estabelecida em sua posse, quando à época contava-se com pouco mais de 300 associados, tornando a AGECEF/RS uma das maiores AGECEFs do Brasil. Agradeceu a participação de todos os diretores integrantes de suas duas gestões, que acreditaram e ajudaram a realizar suas metas.

Salientou a relevante participação do Sr. Carlos Jairo Limberger Hahn, ex-presidente da AGECEF/RS, que o havia trazido novamente para o movimento gerencial.

Agradeceu às funcionárias da AGECEF/RS pelo apoio, o que possibilita diariamente o funcionamento da associação.

Declara que sua caminhada como presidente acabou, mas o sentido não, pois entende que a luta pelos direitos dos gestores nunca cessa, apenas adquire um novo sentido, pois quando a razão está ao nosso lado, vale a pena sempre continuar. Que cruzar os braços pode até ser mais fácil, porém com certeza não é a melhor atitude. Sabemos que as lutas desiguais são sempre difíceis, no entanto o vencer das dificuldades nos faz mais fortes e nos faz pessoas melhores.

Declarou que sai da presidência mais continuará a ajudar no que for preciso e no que lhe for pedido. Deseja saúde e sucesso a todos, em especial aa Alberto e a toda a nova diretoria, para que possam conduzir com maestria e com o coração a nossa AGECEF.

Nesse momento foi solicitado à colega gestora e associada, esposa do Sr. Adonis, Sra. Andréa Silva da Silva, que fizesse entrega de uma lembrança ao Sr. Adonis, em nome de todas as pessoas que compõem AGECEF/RS.

 

O Sr. Luiz Oscar Valente Santos, Presidente da Comissão Eleitoral da diretoria da AGECEF para o triênio 2020/2023, foi convidado a ler a nominata de toda Diretoria eleita e o Termo de Posse.

 

Foi chamado então o Sr.  ALBERTO FREDERICO HAEFLIGER, presidente eleito da AGECEF RS para o triênio 2020/2023, para que assinasse o Termo de Posse e fizesse o uso da palavra.

“- O presidente Alberto iniciou seu discurso expressando sua satisfação, agradeceu ao presidente que ora se despede, Adonis Santos da Silva, por sua brilhante condução em suas duas gestões como presidente, emprestando sua liderança, seu trabalho e sua experiência à AGECEF/RS, e a também ao Sr. Carlos Jairo Limberger Hahn, seu padrinho na AGECEF/RS, que também esteve à frente da associação por duas gestões.

Enfatizou a contribuição das diretorias anteriores, para que a associação se tornasse uma das maiores AGECEF’s do país e por sua coragem e pioneirismo na luta pela construção de identidade da classe, com agradecimento especial para à Diretoria que esteve no comando da AGECEF/RS na gestão de 2017 a 2020, por proporcionar o apoio e as condições necessárias para as conquistas. Aos votantes nessa Eleição, mais de 600, número recorde da associação, dos quais 99% apoiaram a chapa AGECEF PARA TODOS, como nova diretoria.

Agradeceu aos chefes, Superintendente Nacional, Gilberto Onofre da Luz, aos Superintendentes Regionais, Ricardo Bier Troglio, Rodrigo Canani Medeiros, Márcio Aurélio Reolon, pelos inúmeros momentos que deram seu apoio, tanto à AGECEF, quanto à diretoria eleita e declarou a esses que a diretoria dedicará todos os esforços para bem representar os gestores da Caixa e sem nunca esquecer o compromisso com o movimento Caixa 100% Pública, pois têm convicção de que só existirão gestores Caixa enquanto existir Caixa e que esta permanecerá, pelo trabalho e resultados de cada um e por sua importância para a população brasileira.

Fez ainda um agradecimento especial ao Sr. Adilson Christovam, seu superintendente em anos anteriores, por desde o princípio, apoiar sua candidatura como presidente da AGECEF.

Para seus colegas na nova diretoria, que assumem o compromisso de liderar a AGECEF pelos próximos três anos, registrou seu agradecimento por terem aceitado participar e declarou o compromisso que têm para bem representar nossos associados, a razão para a existência da associação e todo o apoio necessário nesses tempos de dificuldades para melhor atender a população brasileira.

Declarou à Rita Serrano, conselheira eleita para o Conselho de Administração da Caixa, sua gratidão e apoio da AGECEF/RS na luta para melhores condições de trabalho para os empregados.

Agradeceu ao presidente da FENAG, Federação das AGECEF’s, Mairton Neves, assumindo o compromisso de estar sempre presente apoiando a bandeira da FENAG, emprestando nossa representatividade e liderança nas lutas. Agradeceu pela confiança depositada na oportunidade em participar também na diretoria da FENAG, como Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos na nova diretoria.

Destacou a participação na solenidade, de Célia Zingler, presente como representante da APCEF/RS.

À nova diretoria, disse como era importante justificar o nome da Chapa, AGECEF PARA TODOS, estando próximos aos gestores, independente de sua lotação, e que para isso, o trabalhos dos Diretores Regionais será fundamental para trazer os anseios dos gestores e compartilhar com eles os resultados de nossos trabalhos e nossas lutas. Terão a incumbência desde então de preparar nossas bases trazendo seus anseios e sugestões, principalmente do que poderão fazer para ajudar todos a superarem esse momento de dificuldades.

Garantiu que a nova diretoria seguirá investindo nos projetos de capacitação, como o workshop Líder do Futuro, que foi e continuará sendo case de sucesso, mas outras ações precisam ser lançadas com o apoio de Elaine Ferronato, Diretora de Eventos e Educação na nova diretoria com a qual já possui projetos como capacitação, recreação e outros projetos que foram adiados devido à pandemia. Na nova diretoria de comunicação a intenção é modificar e se aproximar cada vez mais do associado, assim como otimizar a comunicação com a Caixa e sua comunidade.

Na diretoria Administrativa e Financeira, Adonis mais uma vez assumirá o compromisso, depois do ótimo trabalho deixado pelo diretor anterior Marcus Silveira Filho.

Com a responsabilidade de nos aproximar ainda mais das entidades afins e parceiras, Carlos Jairo Limberger Hahn, assumirá como Diretor de Representação Institucional.

Declarou à vice-presidente, Sra. Rubia Palmer, primeiramente que conta com seu auxílio na gestão representando-o quando necessário, mas principalmente, assumindo alguns desafios e sonhos da nova diretoria, como na oficialização da AGECEF do Bem, campanha que doou mais de 100 toneladas de alimentos para entidades.

Ao Conselho Fiscal, incumbido de manter a diretoria nos eixos, mantendo-se atuantes na fiscalização das ações da diretoria, declarou seu apoio incondicional.

Agradeceu às secretárias da AGECEF, pelo apoio e suporte.

Fez ainda uma declaração para sua família, à esposa, Raquel e seus dois filhos, Miguel e Bruna, agradecendo por sua compreensão e apoio que contribuem para sua dedicação na associação.

Agradecendo a participação de todos que compartilharam deste momento de alegria e emoção, com a certeza de que seguirão nas lutas representando todos os nossos gestores, sempre juntos na AGECEF PARA TODOS, Alberto fez um discurso intenso e motivador.”

Solicitou-se então à Sra. Raquel, sua esposa, que lhe entregasse uma pequena lembrança.

Assim, encerrada a solenidade virtual de posse, e desejando sucesso à diretoria agora empossada, foram todos convidados a fazer um brinde, que mesmo virtual, aproximou e aqueceu o coração de todos.

E seguimos em frente, na esperança de melhores dias a todos!!

 

Compartilhe