GT FUNCEF presta contas com Entidades sobre propostas de alteração estatutária

A FENAG representada pelo seu Presidente Mairton Neves participou hoje pela manhã no Espaço Funcef – Térreo do Edifício Corporate em Brasília de uma importante reunião entre o GT Funcef – Alteração do Estatuto e as entidades representativas dos empregados Caixa.

Na pauta, o GT fez uma devolutiva das propostas de alteração do Estatuto Funcef recebidas das entidades, e abriu espaço para algumas sugestões e críticas à forma como está sendo conduzido o processo de revisão estatutária pelo GT.

Segundo membros do Grupo de Trabalho, existem muitas convergências nas sugestões propostas pelas entidades e algumas divergências importantes. Os pontos mais polêmicos serão encaminhados pelo GT ao Conselho Deliberativo para decidir, após ouvidas as propostas dos participantes individuais que serão chamados a opinar sobre o que está sendo construído até o momento.

Propostas que mereceram destaque na reunião de hoje:

  • Fim do Voto de qualidade – As entidades propõem o fim, mas o GT entende que é polêmico e levará a apreciação dos CD;
  • Alteração da Sistemática Eleitoral – GT Propõe alterar sistemática, possibilitando candidaturas avulsas, mas parte das entidades defende a manutenção do formato como está.
  • Alteração da quantidade de membros da Diretoria Executiva – diversas propostas. Proposta de alteração seguiu para o CD.
  • Política de Alçada – O GT atendendo a sugestões de várias entidades, entre elas e FENAG, está sugerindo redução de 2 para 0,5% do patrimônio do Fundo..
  • Comitê de Assessoramento Técnico – Manutenção da redação proposta, mantendo o comitê como opinativo e não mais uma instância deliberativa, como sugerido por uma entidade.
  • Fornecimento de informações – De cunho Geral e de cunho específico
  • A proposta mais polêmica trata da alteração no estatuto que permite que a Funcef se torne referência em transparência nas informações. Todas as entidades entenderam que o texto proposto não garante esta transparência e as entidades farão uma nova redação para submeter ao GT para análise e posterior encaminhamento nas outras instâncias.

Foi proposto ainda pelas entidades, após a leitura das alterações, marcar uma nova reunião com o Conselho Deliberativo da Funcef para tratarmos dos pontos mais polêmicos. O GT dará retorno sobre a viabilidade do encontro.

Estamos construindo um Estatuto que garanta maior Compliance (conformidade) e Governança Corporativa a Funcef.

Todos os participantes serão chamados a opinar também sobre esta importante matéria!

Este é o nosso papel!

Não abra mão deste direito!

FENAG

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email