Violência Organizacional: AGECEF/RS se reúne com Sindicato dos Bancários para discutir o assunto.

No dia 19 de outubro, quarta-feira, o Presidente da AGECEF/RS Alberto Haefliger e o Diretor Administrativo Adonis Santos da Silva estiveram na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, em reunião com sua diretoria para discutir o tema Violência Organizacional, também conhecido como assédio moral.

Participaram da reunião pelo Sindicato, além de seu Presidente Luciano Fetzner, os diretores Tiago, Simoni, Sabrina e Carol.

Na reunião foi tratado sobre a Nota divulgada pelo Sindicato, no último dia 07 de outubro, em que o SindiBancários faz sérias denúncias de práticas de gestão violenta por parte de Gestores da CAIXA, que envolvem assédio moral, cobranças excessivas e agressivas, uso de linguagem de baixo calão, propagação de ameaças, assédio sexual, discursos com conotação sexista e em desrespeito às pessoas LGBTQIA+, assim como outras condutas incompatíveis com figuras de gestão.

A AGECEF/RS diante da gravidade dos fatos noticiados pela entidade, desde o conhecimento do inteiro teor da referida nota, vem acompanhando os desdobramentos da situação, visando confirmar o seu compromisso de combate a todo e qualquer tipo de violência organizacional.

Diante da generalidade da Nota, a AGECEF/RS solicitou a reunião em que o Sindicato esclareceu que a nota foi emitida nestes termos para evitar a possível exposição dos envolvidos, respeitando o direito ao sigilo e à ampla defesa de cada um, ao mesmo tempo alertando a todos quanto à importância do assunto.

A denúncia está em análise pela Corregedoria da Caixa. A AGECEF/RS colocou-se à disposição para apoiar a elucidação dos fatos. Reforçamos o nosso compromisso com a Gestão Legal e respeitando o rito e os tramites a serem seguidos pela Corregedoria.

A Diretoria da AGECEF/RS se manifesta preocupada com o fato de que eventos dessa natureza ainda continuem acontecendo na Caixa, entende que a denúncia formulada pelo SindiBancários pode servir de alerta a todos os Gestores para que tenham cuidado e utilizem adequadamente as ferramentas de gestão, evitando e não permitindo qualquer tipo de assédio.

Conclamamos a todos os gestores da Caixa para que façam a sua reflexão quanto a sua atuação como Gestor, e garantindo a todos que a AGECEF/RS e a FENAG buscam a constante valorização dos Gestores que exercem de maneira digna e exemplar a sua função, independente das condições de trabalhos proporcionadas pela empresa, combatendo permanentemente o assédio em qualquer nível.

Por fim, reforçamos o compromisso e orientação com nossos associados para a prática de gestão humanizada, pautada no respeito e na ética. Repudiamos toda forma de assédio.

Por outro lado, a AGECEF/RS, enquanto entidade representativa, também reconhece o grande trabalho realizado pelos Gestores da Caixa, que buscam não apenas o alcance das metas, mas também um atendimento humanizado voltado a população, superando a cada dia o desafio de atender a toda a população brasileira, independentemente de sua condição social e econômica, mas tratando a todos com o respeito que cada cidadão brasileiro merece.

Reiteramos que a AGECEF/RS está à disposição de todos tanto para o recebimento de denúncias quanto para orientação quando necessário e cabível.

 

DIRETORIA AGECEF/RS

 

Compartilhe